Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAPO Zen

Massagem Biodinâmica 2

O que é a Massagem Biodinâmica?

 
Quando se faz Massagem Biodinâmica estamos a dizer ao corpo que pode relaxar, libertar tensões e desbloquear, rapidamente o corpo recupera a capacidade natural de fazer isso sozinho.
A Massagem Biodinâmica foi desenvolvida pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa, Gerda Boyesen, dando continuidade ao trabalho de Wilhelm Reich discípulo de Freud. Ela brilhantemente estabeleceu a relação entre as tensões musculares e viscerais com os sintomas emocionais e psicológicos, a dor e a doença, tendo ainda desenvolvido um conjunto original de técnicas de massagem que dissolvem essas tensões musculares e viscerais de uma forma suave e prazerosa.
O que estiver armazenado no seu corpo e aí escondido pode ser aliviado e vir ao de cima, para poder ser compreendido conscientemente e assim resolvido.
 
O que é a Psicoterapia Corporal?
 
A interpretação consciente daquilo que se soltar na Massagem Biodinâmica pode ser feita apenas por si, ou com a ajuda de um psicoterapeuta, que pode ser um Psicoterapeuta Corporal (que é o meu caso), por um Psicólogo ou ainda por um Psiquiatra.
A Psicoterapia Corporal tem surgido do trabalho de muitos Psicólogos e Psiquiatras que perceberam que o ser humano tem que ser entendido na sua totalidade – corpo, emoções, inteligência e espírito. E que tudo está registado e se manifesta no corpo.
Como Psicoterapeuta Corporal eu uso de forma integrada, o toque, a respiração, o movimento, a imaginação activa, o pensamento, a dinâmica da família, … entre outras técnicas, em vez de me limitar a ouvir os pacientes, e estes não terão que se expor muito e contar a história toda da sua vida, por exemplo.
Um Psicólogo, apesar de já conhecer a importância dos sintomas corporais, não desenvolve abordagens específicas de intervenção corporal daí muitas vezes a sua abordagem seja maisdemorada e mental.
Um Psiquiatra é um médico especializado no tratamento de doenças mentais sendo o único que pode prescrever medicação, sendo necessária a sua intervenção em casos graves e aí trabalho em colaboração com eles.
 
 
Texto disponibilizado pela entrevistada Maria Antonieta Silva
 
Na 2ª parte da sua entrevista Maria Antonieta Silva irá explicar como os problemas emocionais e psicológicos ficam registados no nosso corpo e o que o acumular desses problemas irá causar.
 
 
 
 
Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt
 
 A Convidada:
 
Maria Antonieta da Silva,tem formação em Psicoterapia Corporal nomeadamente -Massagem Biodinâmica, Vegetoterapia, Terapia Regressiva, Psicoenergética, Trauma de Choque, Constelações Familiares, Gestalt, Psicologia e Filosofia.
 
Trabalha  em Psicoterapia Corporal Integral e de Regressão de Memória e em Massagem Biodinâmica. Formadora em Massagem Biodinâmica.
 
Promove Terapia de Grupo e Terapia Individual, actividades de Consciência Corporal e Meditação Dinâmica.
 
Desde 2007 transferiu a actividade para a Quinta da Enxara, a 20 min. de Lisboa, onde as actividades terapêuticas são integradas num projecto terapêutico dinâmico e criativo. Num ambiente acolhedor, personalizado e muito natural.
 
 
Contactos:
96 755 89 42
mariantonietasilva@gmail.com