Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAPO Zen

Constelações Familiares 3

Na continuação da conversa com a  psicóloga Paula Matos sobre o Método de Constelações Familiares.

 
O trabalho com Constelações Familiares foi criado por Bert Hellinger, alemão, nascido em 1925 , formou-se em Filosofia, Teologia , Pedagogia e Psicanálise tendo então desenvolvido a sua própria Terapia Sistémica e Familiar.
 
Segundo este Método criado por Hellinger, existe um vínculo energético que une os membros de uma determinada família, comandado por uma Força Superior. Estes vínculos estão sujeitos a forças que actuam sobre os sistemas familiares criando atritos e controvérsias.
 
A observação da família através do Sistema das Constelações Familiares proporciona que se entre em contacto com os níveis mais profundos das relações familiares e dos seus desequilíbrios.
 
Paula Matos explica-nos como estes desequilíbrios afectarão directamente os membros do núcleo familiar. E, curiosamente, envolverão inclusive aqueles membros que à partida nem teriam conhecimento a nível consciente daqueles desequilíbrios.
 
Concluímos então que existe uma força inconsciente que liga os diversos membros de uma família. E que esta força impõe uma ordem que deve ser seguida a fim de que seja mantido o equilíbrio e a harmonia.
 
 Na 3ª parte da sua entrevista Paula explica-nos e dá exemplos concretos sobre os tipos de desequilíbrios que atingem a família, e sobretudo a dinâmica da terapia.
 
O caminho mais importante para a cura segundo a terapia de Constelações Familiares passa pela Conciliação, Perdão e Aceitação.
 
Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt
 
 
A Convidada:
 
Paula Matos nasceu em São Paulo , tem formação em psicologia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Tem especialização em Psicoterapia Corporal-Biossintese e formou-se em Sistémica Familiar e das Organizações, segundo o método de Bert Hellinger..
 
Contactos:
EspaçoPsi
Av. Maria da Conceição, 49, R/C B,
2775 - 605 Carcavelos
Tel.: 21 457 2414 / Tlm.: 93 286 2390
Email: psi@espacopsi.com
Web: www.espacopsi.com