Horóscopo ... Porquê?
A história é sempre a mesma , uma nova semana e a vontade de saber como estão as coisas para o nosso lado.
Sempre me questionei sobre o que procuramos saber quando consultamos os horóscopos. Confesso que, utilizando a máxima de “ em casa de ferreiro, espeto de pau”, uma coisa que nunca tive foi o hábito de consultar horóscopos. Também diga-se de passagem que nos meus velhos tempos muitas vezes tinha amigos meus que escreviam horóscopos em jornais e revistas. Só que não eram nem tarólogos e muito menos astrólogos. Eram promissores estagiários em jornais e revistas que ao estarem a terminar a sua formação em comunicação social, calhava-lhes por vezes a árdua tarefa de “inventar” o horóscopo. Hoje as coisas diferentes e vários são os astrólogos e tarólogos que se dedicam a fazer as previsões mesmo à sério.
Mas o que me faz pensar hoje é o que as pessoas querem saber quando consultam os seus horóscopos. Será por mera curiosidade, casualidade ou o mero desejo de ter o futuro sob controle. Ilusão de poder? Ou medo do novo e do inesperado?
De qualquer forma, qualquer que seja o motivo, o importante é considerar que este tipo de horóscopo, pelo signo solar ( o da data do nascimento) é a forma de previsão mais abrangente possível pois não somos apenas o nosso signo solar.
O tipo de informação mais precisa só pode ser dada através da análise da carta natal ou mapa astrológico que corresponde ao retrato do céu sobre o local onde nascemos, no momento em que nascemos. Ai sim poderemos ter as informações mais personalizadas, e mesmo assim convém lembrar que a astrologia à sério não faz previsões mas indica caminhos e tendências, e que acima de tudo existe o nosso livre arbítrio
Mas voltando ao mote principal: o que procuramos e o que nos leva a consultar o horóscopo?
Será a vontade de mudar ou o medo da mudança?
Será esperança ou deseperança?
Vontade de ser feliz ou medo da infelicidade não anunciada?
Seja lá qual for o motivo, o importante é que seja por bem e para o bem?
E você, por que razão consulta o seu horóscopo?
Vá lá, responda-me…ajude-me a pensar nisso.
Heloisa Miranda
A Entrevistada:
Vera Xavier é taróloga
Contactos:
Lisboa - 213 52 30 75 / 931 168 496
Porto - 963 781 012