Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Zen

Jikiden Reiki,

 

Na entrevista com Satori Darshan conversamos sobre o Jikiden Reiki, aquele a que se designa de Reiki Original e que obedece as verdaeiras raízes japonesas.

 

A entrevista com Darshan versa sobre os diversos temas abordados no livro REIKI SOBRE REIKI  da autoria da entrevistada.

 

 

“ REIKI SOBRE REIKI” é  um ensaio-novela-diário de viagem onde nos são revelados muitos dos segredos semi-abertos do Reiki.

 

 A informação fidedigna sobre o Reiki original reencontrada no Japão nos anos 90 chegou ao Ocidente através de múltiplas fontes e escapa, assim, à maioria dos três milhões de praticantes de Reiki. Tendo-se debruçado, com rigor académico, sobre essa informação teórica e técnica ao longo de anos de prática profissional, a autora cruza-a, à medida que avança no texto, com o enfeudado, e por vezes distorcido, manancial do Reiki Tradicional ocidental onde começou a sua jornada de cura e de ensino, pulverizando assim a falsa crença de que o Reiki original se perdeu nos conturbados tempos do Japão do pós-guerra.

 

 Efectivamente, a repressão americana exercida sobre as Artes de Cura genuinamente japonesas, após 1945 - dado radicarem estas na mesma misteriosa tradição espiritual onde teria florescido o arrasador belicismo japonês - levou o Reiki a fechar-se em estilhaçados redutos no país onde foi legado à humanidade. Daí se ter pensado que só sobrevivera a herança ocidental de Hawayo Takata, preciosa, sem dúvida, mas pecando por distorções várias e contextualização inexacta do Reiki, que a sua ingrata posição de americana de origem japonesa residente no Havai explica e valida.

 

 No centro desta vívida narrativa está um curso de Jikiden Reiki, o sistema que Hayashi ensinava em 1928, apenas dois anos após a morte de Usui, que a narradora faz em Quioto. A peregrinação interior, pontuada por estados de transcendência partilhados com o leitor, vai-se desdobrando ao sabor de episódios originais e surpreendentes que, impregnadas de cultura, história e tradição, constituem a peregrinação real em Quioto e Tóquio. Trata-se de um fascinante relato que nos leva do riso à emoção, sempre com o encanto da partilha genuína, e onde a vivência diária do Reiki pela autora-narradora, tão natural como a sua respiração ou o pulsar do sangue nas suas veias, nos convida a penetrar nos mistérios do crescimento espiritual e da expansão da consciência com que o Reiki, garantidamente, brinda aqueles que mergulham na sua Luz.

 

 

 

 

 

A Convidada:

 

Satori Darshan (Rogéria Cruz) foi, durante vinte anos, docente de Língua e Literatura francesa e portuguesa no Ensino Superior, em Portugal e em França, tendo ainda assumido cargos de chefia, a nível internacional, na área das políticas e práticas culturais e linguísticas. Aos trinta e nove anos, depois de uma operação ao fígado e vesícula, recupera totalmente a saúde graças ao Reiki. Em 1999, abandona as anteriores actividades, dedicando-se a ensinar e tratar pessoas com Reiki.

Em 2001 acede, com Frank Arjava Petter, ao legado do fundador do Reiki, Mikao Usui, supostamente desaparecido depois da Guerra. Em 2003 recebe de Arjava o seu terceiro Mestrado. No ano seguinte, é iniciada ao Jikiden Reiki que contém, intactos, os ensinamentos de Chujiro Hayashi tal como Chiyoko Yamaguchi (falecida em 2003) dele os recebeu em 1938 e que o filho desta, Tadao Yamaguchi, vem transmitindo. Meses depois, recebe em Quioto o grau de Shiankaku e começa a ensinar Jikiden Reiki. Em 2006 torna-se a terceira ocidental a receber o grau de Shian (Mestre).

Em 2007, após anos de Osho meditação, visita o Osho International Meditation Resort decida a assumir, para consigo mesma, o compromisso de percorrer esse caminho de busca e torna-se sannyasin. Desde então, participou em inúmeros seminários e formações na Osho Multiversity. Consequentemente, passa a incorporar a visão e as técnicas e terapias meditativas do Mestre no seu trabalho com Reiki, Constelações familiares, Criança Interior, etc., chegando mesmo a criar de raiz um ciclo de Seminários Meditativos intitulado Viver Total. Fundou, entretanto, o OSHO® Centro de Meditação onde uma equipa internacional especializada em diferentes Osho Artes de Cura, convida para uma jornada de despertar muito singular um crescente número de seres que, de tão belos, nas palavras divinamente inspiradas de OSHO, a Existência não resistiu a criá-los.

 

 

 

 

Contactos:

 

www.darshanzen.com

darshan@darshanzen.com

 

Darshan Zen

Praça José Fontana 4 1º , Lisboa

213 149 726 

966 519 065

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.