Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Zen

Signo de Capricórnio

Nascidos entre 23 de Dezembro a 20 de Janeiro

Governados por Saturno
Elemento: terra
 
A primeira coisa que deveremos levar em consideração sobre este signo é que os nativos de capricórnio detestam as ilusões ou melhor recusam qualquer tipo de ilusão. Para eles ser lúcido é ser concreto e a lucidez é um dos valores que mais apreciam.
 
São donos de uma inteligência analítica estão sempre a pesar, medir e analisar com muita calma e ponderação. Equilíbrio é a palavra chave – nem tanto ao mar, nem tanto à terra…
 
São muito apegados ao passado com tendência a serem tradicionais – quadrados mesmo!!! Mas isso quer dizer também que têm valores muito sólidos.
 
O seu maior problema é que tenha o que tiver, faça o que fizer, falta-lhe sempre alguma coisa. Alguns dizem que são eternamente insatisfeitos, ou que são eternamente frustrados. Lembro-me sempre daquela música do António Variações: “estou bem aonde não estou... só quero ir aonde não vou... “ Pois os capricornianos são mesmo assim: insatisfação constante.
 
Aparentemente são calmos porque sabem se controlar como ninguém. Controlam-se sobretudo para não ficarem mal perante os outros. Adoram ser politicamente correctos e ás vezes prejudicam-se a si próprios por isso.
 
No entanto há que levar em conta que o nativo de capricórnio nunca esquece uma ofensa. O que pode num primeiro momento não dar origem a nenhuma reacção, se acumulado, um dia poderá dar origem a um verdadeiro maremoto, que surpreenderá a todos.
 
De qualquer forma devem aprender que não é preciso ser sempre assim tão correctos e que dar 2 gritos, chutar o pau da barraca pode ser melhor para eles, mesmo que perante os outros não seja tão bonito. Talvez fiquem mais leves.
 
Aliás, leveza é uma coisa que não passa muito perto do capricórnio. Com eles tudo tende a ser rígido, pesado e com muita disciplina. Não têm muito jogo de cintura . São os reis da auto-disciplina e exigem o mesmo dos outros.
 
 
Normalmente são muito ambiciosos e materialistas. Mas para eles o materialismo é sinónimo de segurança, e segurança para eles é a base de tudo. É uma questão de sobrevivência pessoal não de ter pelo ter.
 
São muito trabalhadores e correm atrás da sua realização material. Não são de esperar sentados que os bens materiais venham ao seu encontro. São batalhadores e empreendedores.
 
Têm uma elevada noção de responsabilidade, e, mesmo quando estas não são deles tendem a assumi-las. Ser responsável para eles é vital.
 
Adoram sentir-se necessários ou melhor indispensáveis.
 
São muito pacientes quer na execução de tarefas, como para atingir as metas que se dispõem a alcançar. Esta é uma das suas características mais marcantes: a persistência. Daí que por mais alto que sejam os seus objectivos eles os perseguirão. E como são muito orgulhosos não pedem ajuda mesmo que o fardo lhes seja muito pesado.
 
Não gostam de pedir ajuda nem de dividir os seus medos. Querem enfrentar tudo sozinhos e muitas vezes sofrem mais por isso. Só que meus amiguinhos de capricórnio, vocês não precisam carregar o peso do mundo nas suas costas!!! Levem só os vossos pesos e cargas... e já serão mais que suficientes.
 
É engraçado observar um capricórnio no meio social, ele até gosta de conviver, mas . será de certeza aquele menos exuberante, que menos se destacará, mas será aquele que de certeza melhor observou e captou todos os que estão à volta. Por vezes eu adoraria conseguir ler os seus pensamentos...
 
No amor são muito desconfiados. Têm medo de sofrer, de serem enganados, de serem abandonados... enfim todos os medos possíveis.
 
Por isso quando a questão é de amor, eles vão com muito cuidadinho, pisando em ovos.
 
Relutam em comprometer-se porque para eles qualquer escolha é definitiva. Detestam mudar… de parceiro então nem se fala, é uma loucura! Pior que isso só conseguir mudar de ideias.
 
São fiéis. Extremamente fiéis – faz parte da sua coerência e solidez.
 
São pessoas que cultivam hábitos, gostam de rotinas e precisam disso para se sentirem seguros. Solidez é a palavra mágica nos seus relacionamentos.
 
Têm uma certa dificuldade em exteriorizar os seus sentimentos.
 
No entanto principalmente as mulheres têm uma enorme sede de ternura e afeição.
 
Para combater o medo do abandono por vezes ligam-se a pessoas que dependam delas para que seja mais difícil serem abandonadas.
 
Normalmente nos capricornianos a maturidade emocional chega muito mais tarde do que a fisica e a intelectual. Assim, quanto mais tardias forem as ligações mais possibilidade terão de dar certo.
 
É muito comum vermos capricornianos a viverem sós porque lhes é dificil aguentar uma presença constante na sua vida, no seu espaço. Vá lá capricorniano confesse que faz uma certa confusão alguém a mexer nos seus cds… Sei que não é por mal, mas…
 
Muitas vezes estragam as relações porque acham que será mais fácil de digerir a perda. Só que este mecanismo é feito a nível do inconsciente e acabam por sofrer na mesma.
 
Por fim só posso deixar uma mensagem a quem lida com capricornianos:
 
 - Não adianta entrar numa batalha com eles. Eles vencem sempre! E depois são daqueles que dão 1 boi para não entrar numa briga mas depois de lá estar, dão uma boiada para não sair!
 
 
 Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.