Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Zen

Wicca, a Moderna Feitiçaria 3

 

 
 
Na 3ª parte da sua entrevista Jessi Leal explica-nos quais são as principais crenças wiccanas, como são realizados os cultos e quais os Deuses cultuados pelas diversas Tradições..
 
O culto na Wicca tem como fundamento o equilíbrio entre as polaridades encontradas na Natureza e entre os Géneros Divinos.
 
Na Tradição Wicca as 2 Divindades mais cultuadas são A Deusa e O Deus, também chamados de Grande Mãe e Deus Cornífero, .embora existam diferenças entre as diversas Tradições.
 
Nas Tradições Diânicas o culto à Deusa é mais importante. Noutras o culto de ambos é equilibrado considerando-os complementares de onde surge toda a criação.
 
Existem ainda algumas Tradições que não consideram o Deus.
 
Basicamente os ritos da Wicca cultuam a ligação dos praticantes e das divindades com a Terra, daí os principais rituais celebrarem as mudanças das estações do ano e nas fases da lua, estabelecidos através de um antigo calendário agrícola (Roda do Ano).
 
Os rituais em honra à Deusa (Esbats) são realizados na Lua Cheia. Nesses rituais acreditam que a Deusa manifesta-se na Suma Sacerdotisa.
 
Assim quer de forma solitária ou em conjunto (Coven) os feiticeiros realizam os diversos rituais da Wicca.
 
 
Podemos assim levantar um pouco mais o véu sobre estas crenças politeístas que resgatam para os tempos modernos as mais antigas tradições de culto.
 
 
Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt
 
A convidada:
 
Jessi Leal, nasceu em 1981 em Coimbra, e é licenciada em Relações Públicas e em Comunicação Social. Dedicou-se ao estudo da Mitologia, Magia e Religiões Antigas, tornando-se seguidora da Tradição Wicca.
Lançou recentemente através da Editora Verso da Kapa o seu livro
“SEGREDOS DE UMA FEITICEIRA”
 
 

 

 
 
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.