Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Zen

Constelações Familiares 1

 

 
 
Paula Matos, psicóloga com formação especializada em Psicoterapia Corporal desenvolvem em Portugal um trabalho com as Constelações Familiares que iremos desvendar ao longo das suas entrevistas.
 
O trabalho com Constelações Familiares foi criado por Bert Hellinger, alemão, nascido em 1925 , formou-se em Filosofia, Teologia , Pedagogia e Psicanálise tendo então desenvolvido a sua própria Terapia Sistémica e Familiar.
 
As Constelações Familiares é um Método que permite tornar visível o que está oculto nos relacionamentos familiares, sendo uma ferramenta muito eficaz na abordagem dos problemas enfrentados pela família.
 
Segundo Paula Matos, através das Constelações Familiares podemos ter um olhar sistémico sobre: relacionamentos, sentimentos e sintomas.
 
Através das Constelações Familiares podem ser resolvidos problemas de relacionamentos, doenças e sintomas
 
Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt
 
A Convidada:
Paula Matos nasceu em São Paulo , tem formação em psicologia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Tem especialização em Psicoterapia Corporal-Biossintese e formou-se em Sistémica Familiar e das Organizações, segundo o método de Bert Hellinger..
 
 
1as JORNADAS
em Constelações
e suas áreas de intervenção

De 27 de Setembro a 04 de Outubro de 2008
Lisboa
Jornadas em Constelações – Momento de Encontro e Partilha

O EspaçoPsi promove, pela primeira vez em Portugal, as Jornadas de Constelações e suas Áreas de Intervenção. Entre 27 de Setembro e 4 de Outubro, Lisboa acolhe facilitadores e participantes desta abordagem para dar a conhecer o trabalho das Constelações a Pais, Educadores, Psicólogos, Terapeutas, Profissionais de Saúde, Médicos e pessoas que se interessam por processos de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Este encontro é pioneiro e vocacionado para a observação dos temas relacionados com Famílias, as Escolas, a Saúde e as Empresas.
Paula Matos, coordenadora do EspaçoPsi, considera que "É sempre possível fazer diferente, relacionar-se de formas mais saudáveis, ampliar as percepções e estar em paz e harmonia" e que as constelações são uma excelente ferramenta nesse sentido.
Com o intuito de alargar horizontes o EspaçoPsi apostou em organizar um semana dedicada às constelações e ao potencial das mesmas em vários campos . Ingala Robl formadora internacional da abordagem Sistémica e mais de 20 facilitadores apresentam nessa altura a sua aplicação criativa desta metodologia.
Estas jornadas contam com a apresentação de vários temas, entre os quais o papel do feminino, o papel do masculino, sexualidade, prazer, o sintoma como caminho, trauma, os segredos familiares e suas implicações,  pedagogia sistémica- novo paradigma  e constelações nas empresas.

Constelações: O trabalho das constelações surgiu com Bert Helliger na Alemanha e está difundido em vários países. A sua experiência de vida pessoal e profissional muito contribuiu para o desenvolvimento do método, que alia a experiência, teoria e a genialidade.
Em Portugal contamos com alguns facilitadores deste método. O EspaçoPsi organiza a formação dentro dessa abordagem, ao qual Paula Matos se dedica já há 12 anos, tendo escrito o livro: "Constelações Familiares – Um Olhar Sistémico para: Relacionamentos, Sentimentos e Sintomas", Editora Ariana.
As constelações podem ser realizadas em grupo no modelo de workshops ou em sessões individuais, a partir do uso de objectos ou com bonecos tipo playmobil.
O cliente coloca o seu tema e o facilitador orienta a sessão de modo a aceder a pistas para soluções saudáveis trazendo a luz a dinâmica oculta.

Cursos EspaçoPsi.
Em Setembro, começa a formação da quinta geração do curso de Constelações Familiares e a primeira geração do curso de Pedagogia Sistémica. Durante cerca de um ano, os alunos participam em 8 workshops com diferentes professores e formadores, tendo a possibilidade de praticar na "Clínica Social" com supervisão e orientação de Paula Matos.
Para mais informações, consulte o site: www.espacopsi.com

Texto escrito por: Ana Filipa Silva, licenciada em Ciência da Comunicação, com interesse por diversos temas de Desenvolvimento Pessoal e finalista do Curso de Constelações Familiares.

EspaçoPsi
Av. Maria da Conceição, 49, R/C B,
2775 - 605 Carcavelos
Tel.: 21 457 2414 / Tlm.: 93 286 2390
Email: psi@espacopsi.com
Web: www.espacopsi.com

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.