Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Zen

Wicca, a Moderna Feitiçaria, 5

 

 
 
Jessi Leal continua a descrever-nos aquilo a que nos é permitido ter acesso sobre a Tradição Wicca – aquela que é considerada por muitos como a Moderna Feitiçaria. Os encantos da Wicca, os seus símbolos e instrumentos utilizados são o tema desta 5ª parte da entrevista.
 
O símbolo principal da Tradição Wicca é o pentagrama, a Estrela de 5 Pontas, dentro de um círculo. É usado para representar cinco elementos componentes da natureza: terra, ar, água, fogo e éter.
 
A Estrela de 5 Pontas é utilizada pelos praticantes para representar a sua fé quando utilizado com 1 ponta para cima e 2 para baixo. Quando é utilizado de forma invertida, com 2 pontas para cima e 1 para baixo representa o Deus Cornífero.
 
A maioria dos wiccanos utiliza vários instrumentos em seus rituais: vassouras, caldeirões, cálices, athames (punhal com 2 gumes), espadas, sinetas, facas, foices, velas, incensos entre outros. Aos instrumentos não são atribuídos poderes especiais. São apenas instrumentos que normalmente ficam colocados num altar e são utilizados durante os rituais.
 
Cada um dos instrumentos utilizados em magia tem um simbolismo especial e são considerados como que catalisadores de energia, mas, não são eles que realizam a magia.
 
Como podemos ver, todos aqueles elementos que fazem parte do nosso imaginário relativamente a magia e feitiçaria fazem mesmo parte da Tradição da moderna feitiçaria. Sendo que de uma forma por vezes menos dramática do que imaginamos, como por exemplo as facas que não servem para “sacrifícios” de nenhuma espécie mas para cortar ervas ou gravar símbolos nas velas.
 
Convém ainda ressaltar que o Cálice representará a Deusa pois simboliza o seu útero enquanto o Athame representará o Deus pois simboliza o seu falo.
 
Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt
 
A convidada:
 
Jessi Leal, nasceu em 1981 em Coimbra, e é licenciada em Relações Públicas e em Comunicação Social. Dedicou-se ao estudo da Mitologia, Magia e Religiões Antigas, tornando-se seguidora da Tradição Wicca.
Lançou recentemente através da Editora Verso da Kapa o seu livro
“SEGREDOS DE UMA FEITICEIRA”
 
Contacto:
leal.jessi@hotmail.com
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.