Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Zen

Um Curso em Milagres, 4

“Este é um curso em milagres. É um curso obrigatório. Só é voluntário o momento em que decides fazê-lo. Livre arbítrio não significa que podes escolher o currículo. Significa apenas que podes escolher o que queres aprender em determinado momento. O curso não tem por objectivo ensinar o significado do amor, pois isso está para além do que pode ser ensinado. Ele objectiva, contudo, remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é a tua herança natural. O oposto do amor é o medo, mas o que tudo abrange não pode ter opostos. 

 

Este curso, portanto, pode ser resumido muito simplesmente desta forma:
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.”
 
“Seria surpreendente se lhe dissessem que tudo o que vê, nesta dimensão, pura e simplesmente não existe, não é Real? Que o anel que usa no dedo, o seu corpo, a roupa que veste, a cadeira em que se senta, um familiar querido, a condição social, o sucesso ou insucesso, o mendigo, não existem !!  Quando muito vibrações energéticas no vazio, mas são certamente projecções da mente. 
Este mundo, apesar das nossas invenções no tempo e no espaço, já terminou há muito. Continuamos a povoar o nosso isolamento com imagens de dor, doença, morte, que são recorrentes projecções de velhas memórias numa peça de teatro que é a nossa suposta existência.
Este corpo, que pensamos que habitamos, o continuum de espaço/tempo que ele ocupa é tão-somente uma estrutura momentânea de padrões de pensamento acumulados e projectados (não há nada de constante no corpo: 98% dos átomos não estavam lá há um ano atrás, a pele é completamente nova a cada mês e o fígado a cada seis meses).
Interessante que as sementes de Um Curso em Milagres são acontecimentos e situações deveras prosaicos: perdas, relacionamentos conflituosos, competitivos, valorização da posição social e profissional, bem como dos valores materiais em geral, a natureza ilusória do ego.
Um Curso em Milagres surge como resultado de uma decisão repentina de duas pessoas se unirem numa meta comum, um rasgo de boa vontade mútua, uma abertura para encontrar “uma outra forma” de relacionamento, que era, até então, recheado de muita competição e hostilidade, entre dois colegas de trabalho. Eram tudo menos pessoas interessadas no espiritual, de relacionamento tenso e preocupadas com o status e com o nível de aceitação pessoal e profissional. Eram eles, Helen Schucman and William Thetford, Professores de Psicologia Clínica na Columbia University's College of Physicians and Surgeons, na cidade de Nova York.
Foi um momento decisivo, de cuja importância e profundidade seguramente os próprios não se aperceberam de imediato. Um instante santo, um milagre, que permitiu que o Espírito Santo actuasse nas suas mentes. Nos 3 meses seguintes, Helen Schucman teve sonhos e experiências psíquicas e iniciou um diálogo interno com uma Voz. Em Outubro de 1965, a Voz diz-lhe:
“Este é um curso em milagres. Por favor escreva.”
Para uma psicóloga e ateísta era uma experiência aterradora, que ela só conseguiu superar com a ajuda de William Thetford que a aconselha a fazer as anotações.
Assim, começa um “ditado interno” que se irá prolongar por sete anos, de que resultarão uma série de volumes, hoje condensados em 3 livros num só volume: o Texto (estudo; estabelece os conceitos em que se baseia o sistema de pensamento do curso), o Livro de Exercícios (prática, 365 lições) e o Manual de Professores (a extensão aos outros; escrito na forma de perguntas-respostas). A ordem e a forma pelas quais os estudantes escolham fazer o seu estudo não é relevante e depende somente das suas próprias necessidades e preferências. Parece, no entanto, ser para muitos mais fácil começar por fazer, por exemplo, uma leitura do Manual de Professores, para familiarização com a linguagem (a versão original foi escrita num belo estilo shakespeariano).
A Voz, o autor do curso, vem a revelar-se como sendo aquele que conhecemos por Jesus e tem como objectivo reeducar a nossa mente ao nível mais profundo, redespertando a nossa consciência da Unidade.
O curso preconiza a prática em vez da teoria, a experiência em vez da teologia, contrapõe conhecimento e percepção, verdade e ilusão – uma armadilha do ego, levando à cura pela compreensão da nossa verdadeira natureza.
Mas, é só um início, ainda que poderoso, de um Caminho de Iluminação. A cada um só compete a escolha de quando começar esse despertar, porque na verdade tudo está já cumprido, tudo está completo e perfeito, a Essência permanece inalterada na eterna Unidade.
“Este curso é um começo, não um fim... Não há mais lições específicas, pois não precisamos mais delas. A partir de agora, ouve apenas a Voz por Deus... Ele dirigirá os teus esforços, dizendo-te exactamente o que fazer, como orientar a tua mente e quando vir a Ele, em silêncio, pedindo-Lhe a Sua orientação segura e o Seu Verbo certo.” (Livro de Exercícios, pág. 511, versão portuguesa)
Fica também um aviso. Se é poderoso é também complexo, não porque o seja em si mesmo mas, isso sim, porque são complexos os nossos esquemas mentais. Não deve tentar-se a sua interpretação intelectualmente, mas simplesmente deixar que as suas palavras ressoem dentro de nós e cheguem, para lá do nosso cérebro, à nossa mente. E se, durante o estudo do Curso, sobrevier algum desânimo ou até uma violenta vontade de atirar com o livro pela janela fora, não estranhe e não baixe os braços, é o ego a “esbracejar”, acontece com quase todos nós que escolheram este caminho.
Convém, ainda, frisar que se trata de um curso individual e um dos trilhos possíveis para a iluminação. O Manual refere que “Cristo assume muitas formas com nomes diferentes até a que Unidade possa ser reconhecida”.
Um Curso em Milagres pode ser visto como: um ensino espiritual através de um ditado interno; um curso educacional que utiliza “ferramentas de aprendizagem” que enfrentam as nossas resistências, usando um sistema psicológico, teórico e terapêutico; um caminho de iluminação; um manual sobre cura de pessoas, relacionamentos e salvação do mundo.”
 
 
A Entrevistada: Isabel Ferreira

Começou a sua vida profissional como professora de história e português, após concluir a sua formação universitária nos anos 70.
Desde sempre se interessou pela descoberta do potencial pessoal e pelo papel da comunicação no bem-estar e na realização pessoal.
Durante 25 anos trabalhou com muitas equipes de trabalho na área das vendas e do marketing, tendo ocupado cargos de chefia em organizações multinacionais. Os seus talentos na área da comunicação levaram-na a especializar-se na formação e desenvolvimento pessoal relativamente à transformação de mentalidades e atitudes.
É autora de três livros “A Fonte do Sucesso”, “A Verdade sobre ti” e “Manual de apoio ao estudo do Curso em Milagres”  e de dois cds falados: “A Fonte do Sucesso” e “Goste de si”.
Métodos e técnicas
Especializou-se em vários dos mais avançados métodos e técnicas de auto ajuda nos E.U.A, desde a transformação quântica aos mais variados métodos de psicologia energética e inteligência emocional. Estes métodos, hoje, cada vez mais aceites pela comunidade científica e médica, são já utilizadas por muitos profissionais na área do coaching, das terapias alternativas e na medicina. Todos eles procuram facilitar o processo de desbloqueamento emocional e mental, de forma natural e inofensiva, que limitam as pessoas e as inibe de expressar o seu verdadeiro potencial e capacidades.
O Curso em Milagres
Desde 1980 que é estudante do Curso em Milagres e hoje é facilitadora de grupos de estudo, seminários e workshops que visam divulgar e desenvolver os ensinamentos do Curso em Milagres.. Os seminários e workshops são agendados mensalmente e todos eles visam o desenvolvimento do potencial pessoal, a mudança de atitudes e paradigmas de pensamento e comportamento.
www.cursoemmilagres.com
e-mail: icisneiros@netcabo.pt
www.universidadedosucesso.net
Blog: www.unisucesso.blogspot.com
Local: Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA, Campo Pequeno, Lisboa
Telefone: 96 612 5154
 
 
Actividades Universidade do Sucesso
 
 
Dia 3 de Novembro 2008
Desenvolvimento de um tema de desenvolvimento Pessoal
 Local: -Universidade do Sucesso - Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA - Lisboa (Ao lado da C.Comercial Apolo 70) no Campo Pequeno.
Horário: das 20.00H às 22.00Horas 
 Dias 6,7,8 e 9 de Novembro
Curso de Coaching com Certificação Internacional - 1ª Parte
Local: Universidade do Sucesso - Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA - Lisboa (Ao lado da C.Comercial Apolo 70) no Campo Pequeno.
Horário: das 9.00H às 18.00 Horas 
 
Dia 10 de Novembro 2008
 
 Estudo dos ensinamentos em psicoterapia pessoal do Curso em Milagres e sua aplicação prática
 
Local: - Universidade do Sucesso- Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA - Lisboa (Ao lado da C.Comercial Apolo 70) no Campo Pequeno.
Horário: das 20.00H às 22.00Horas
Dias 13. 14, 15 e 16 de Novembro 2008
Curso de Coaching com Certificação Internacional - 2ª Parte
Local: Universidade do Sucesso - Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA - Lisboa (Ao lado da C.Comercial Apolo 70) no Campo Pequeno.
Horário: das 9.00H às 18.00 Horas
Dia 17 de Novembro 2008
 Desenvolvimento de um tema de desenvolvimento Pessoal 
Local: -Universidade do Sucesso  Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA - Lisboa (Ao lado da C.Comercial Apolo 70) no Campo Pequeno.
Horário: das 20.00H às 22.00Horas 
 Dias 22 e 23 de Novembro 2008
Fim de Semana na Serra da Estrela com Coaching Pessoal e em grupo  e actividades para o desenvolvimento pessoal
 
 Dia 24 de Novembro 2008  
Estudo dos ensinamentos em psicoterapia pessoal do Curso em Milagres e sua aplicação prática
 
Local: - Universidade do Sucesso- Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA - Lisboa (Ao lado da C.Comercial Apolo 70) no Campo Pequeno.
Horário: das 20.00H às 22.00Horas
 
Dias 28, 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro 2008
Retiro de Transformação Pessoal
Tema
"Viagem ao Ponto Zero"
 
 
Local: -Torre de Aguilha em Carcavelos  
Horário: das 9.00H às 18.00Horas  - segue e.mail em separado com os detalhes deste retiro 
 
Contactos Universidade do Sucesso
e.mail: icisneiros@netcabo.pt
Telef: 96 612 5154
http://www.universidadedosucesso.net
 http://www.unisucesso.blogspot.com
http://www.escoladecoaching.blogspot.com
http://www.escoladecoaching.comwww.bgf.com
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.