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SAPO Zen

Cultos Afro-Brasileiros, a Umbanda 4

O Babalorixá Pedro de Ogum é o nosso entrevistado que nos fala sobre a Umbanda, um dos Cultos Afro-Brasileiros mais difundido.

 
Falamos sobre Orixás os Deuses cultuados na Umbanda e agora falaremos de outras entidades que povoam este universo: Preto Velho, Caboclo e Pombas Gira são entidades também cultuadas dentro da Umbanda sendo considerados como que mensageiros entre os Deuses , os Orixás e os homens.
 
Cada uma destas entidades tem uma personalidade própria e são cultuadas através de rituais próprios e oferendas sendo incorporadas por médiuns.
 
 
 
Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt
 
 
O Convidado:
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Nasceu em Portugal, no dia 14-11-1961, na cidade da Covilhã, Pai Pedro de Ogum passou os seus primeiros 11 anos nessa mesma cidade e no ano de 1972, a sua familia mudou-se para a cidade de Lisboa.
Com a Revolução do 25 de Abril de 1974, em Portugal, abriram-se portas do conhecimento, que começaram a criar curiosidade, e o levaram a conhecer algumas Sociedades Esotéricas, tais como os Rosa Cruz e com algumas seitas de fundamento indiano, tal como o Ashram de Guru Maharaji e a Religião Hare Khrisna.
Foram tempos de aprendizagem e de perguntas sem resposta, que muitas vezes o faziam questionar sobre algumas questões dentro da temática espiritual.
Em 1983, foi viver para o Rio de Janeiro onde frequentou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro o Curso de Marketing. Foi nessa sua passagem pelo Rio de Janeiro que teve o seu primeiro contacto com as Tradições Religiosas Afro Brasileira, pois frequentava como assistente e curioso alguns terreiros na zona norte da cidade.
 
Em 1990, voltou para Portugal e frequentou alguns Centros Espiritas, enquanto fazia o Curso de Engenharia de Telecomunicações.
A sua curiosidade pela espiritualidade levou-o a travar conhecimento com algumas pessoas, que se reuniam para falar sobre Umbanda e Religiões Afro, e foi nessas reuniões que começaram a projectar a criação de um Templo de Umbanda com raiz de tradição de Angola  em Portugal.
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Pai Pedro de Ogum, nesse tempo participava como Médium Atendente e desenvolveu o seu trabalho nesse Templo durante oito anos (8), em que trabalhou na implantação desse Terreiro em Portugal e no desenvolvimento de vários projectos internos do Templo.
 
Durante um ano, procurou encontrar respostas para tantas perguntas e como diz a frase “..o Mestre apareçe quando o Discipulo está pronto”, foi quando na sua busca encontra a Yalorixá Baby de Oyá, e conjuntamente com essa Mãe Espiritual, sábia e conhecedora, começou a encontrar as respostas certas para tantas questões que sempre tinha tido durante tantos anos.
 
Com a participação e incentivo da Yalorixá Baby de Oyá, Pai Pedro de Ogum, começou a realizar o seu Caminho Espiritual dentro da Umbanda.
 
Tinha começado um novo processo de criação de um Templo de Umbanda em Portugal.
A base deste Templo era Pai Pedro de Ogum e a sua Companheira e esposa Helena Nina, mais o amigo José Carlos Vilas Boas, que era seu filho de desenvolvimento e que o acompanhou durante esse período de busca.
Assim nasceu o Templo Sagrado de Umbanda em Portugal.
 
Foi o começo da cristalização do projecto iniciado por Pai Pedro de Ogum.
 
No mês de Janeiro de 2007, Pai Pedro de Ogum  em São Paulo no  TECY-Templo Espirita Caboclo Yubaracaaya, comandado pela generosa Mãe Baby de Oyá realizou a sua Iniciação que culminou com a entrega do Deká, e a Ordem de Ifá.
 
Desenvolve além de tudo, o seu trabalho com a finalidade de apoiar e desenvolver acções para defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e dos Templos de Umbanda e Cultos Afro em Portugal, através das actividades de educação cultural, social, profissional e religiosa.
 
Actualmente o seu trabalho está na implantação e criação da FEUCA – Federação Europeia de Umbanda e Cultos Afro, conjuntamente com outros Babalorixás e Dirigentes Espirituais radicados em Portugal e na Europa.
 
A FEUCA é uma Organização Civil e Religiosa, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a integração e a difusão no espaço europeu de todas as instituições de culto afro-brasileiras, independente de preconceitos de qualquer espécie, e como objectivo e missão principal a preservação dos valores espirituais, culturais e científicos da religião tradicional africana e seus desdobramentos, aprofundando o intercâmbio a nível Europeu e as suas raízes africano-brasileiras..
 
 
 
 
 
 (texto fornecido por Pai Pedro de Ogum)
 

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