Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Zen

Um Curso em Milagres

O  que dizer sobre um Livro de que muita gente me tem falado e que muitos dizem ter modificado as suas vidas. Opto então por transcrever a  explicação inicial contida no site  http://www.milagres.org

 

Hoje exibimos a 1º parte da entrevista com Isabel Ferreira sobre este curso em milagres que pode ser , segundo muitos o verdadeiro milagre.


                                                                                                                                 Heloisa Miranda
                                                                                                                              sapozen@sapo.pt

 

UM  Significa que é um, entre milhares de outros.
CURSO  Significa o caminho, ou no sentido do curso ou trajetória a ser percorrida.
Significa também, o meio pelo qual se obtém o  aprendizado.
EM Significa que a direção do curso, está voltada, para o estado em que os milagres são naturais.
MILAGRES São sinais naturais de perdão, representam a libertação do
medo, restauram a santidade da mente. Fazem com que as mentes sejam  uma só em Deus. Dependem da cooperação, porque a Filiação é a soma  de tudo o que Deus criou.

 

"Este é um curso obrigatório. Só é voluntário o momento em que decides fazê-lo.
Livre arbítrio não significa que podes estabelecer o currículo.
Significa apenas que podes escolher o que queres aprender em determinado momento. O curso não tem por objetivo ensinar o significado do amor, pois issoo está além do que pode ser ensinado. Ele objetiva, contudo, remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é tua herança natural."


Como veio a existir


UM CURSO EM MILAGRES começou com a decisão repentina de duas pessoas de se unirem com uma meta comum. Seus nomes eram Helen Shucman e William Thetford, professores de psicologia médica na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Columbia na cidade de Nova York. Quem eram eles não importa, exceto que a história mostra que com Deus todas as coisas são possíveis. Eles eram tudo, menos pessoas interessadas no espiritual. O seu relacionamento era difícil e frequentemente tenso e eles estavam preocupados com o nível de aceitação pessoal e profissional em suas vidas e com status. Em suma, tinham investido de forma considerável nos valores do mundo. As suas vidas dificilmente estavam de acordo com qualquer coisa que o curso advoga. Helen, que recebeu o material, descreve a si mesma nestes termos:
Psicóloga, educadora, teoricamente conservadora e ateísta em minhas crenças, eu estava trabalhando num ambiente altamente acadêmico e de muito prestígio. De repente algo aconteceu que desencadeou uma série de eventos que eu nunca poderia ter previsto. O chefe do meu departamento inesperadamente anunciou que ele estava cansado dos sentimentos raivosos e agressivos que as nossas atitudes refletiam, e concluiu dizendo que "tem que haver um outro jeito." Como se eu estivesse esperando esse sinal, concordei em ajudar a achá-lo. Aparentemente, esse Curso é o outro jeito.
Apesar das suas intenções serem sérias, eles tiveram muita dificuldade em iniciar o seu empreendimento conjunto. Mas tinham dado ao Espírito Santo "um pouco de boa vontade" que, como o Curso enfatiza uma e outra vez, é suficiente para capacitá-lo a usar qualquer situação para os Seus propósitos, suprindo-a com o Seu poder.
Continuando o relato de Helen, feito na primeira pessoa:
Três meses estarrecedores precederam o manuscrito em si, durante os quais Bill sugeriu que eu anotasse os sonhos altamente simbólicos e as descrições das estranhas imagens que vinham a mim. Apesar de já ter aprendido a me acostumar mais ao inesperado naquela altura, eu me surpreendi muito quando escrevi: "Esse é um curso em milagres." Essa foi a minha apresentação à Voz. Ela não tinha som, mas parecia estar me dando um tipo de ditado interno e rápido que eu anotava num caderno de taquigrafia. O ato de escrever nunca era automático. Podia ser interrompido a qualquer momento e depois continuava daquele ponto. Isso me deixava muito desconfortável mas nunca me ocorreu seriamente parar. Parecia ser um projecto especial que eu tinha aceito de alguma forma, em algum lugar. Ele representava um empreendimento feito em colaboração verdadeira entre Bill e eu, e muito da sua significação, eu tenho certeza, está nisso. Eu anotava o que a Voz "dizia" e lia para ele no dia seguinte, ele então dactilografava o que eu lhe ditava. Eu imagino que ele tenha dito o seu projecto especial também. Sem o seu apoio e encorajamento, eu nunca teria sido capaz de realizar o meu. Todo o processo levou aproximadamente sete anos. O Texto veio primeiro, depois o Livro de Exercícios e finalmente o Manual dos Professores. Apenas algumas modificações de somenos importância foram feitas. Os títulos dos capítulos e subtítulos foram inseridos no Texto e algumas das referências mais pessoais que ocorreram no início foram omitidas. Excepto isso, o material não sofreu modificações substanciais.
Os nomes dos colaboradores na transcrição do Curso não aparecem porque o Curso pode e deve se manter por si próprio. Não se pretende que ele venha a ser a base para outro culto. O seu único propósito é suprir um caminho no qual algumas pessoas serão capazes de encontrar o seu próprio Professor Interno.
 


A Entrevistada: Isabel Ferreira


Começou a sua vida profissional como professora de história e português, após concluir a sua formação universitária nos anos 70.
Desde sempre se interessou pela descoberta do potencial pessoal e pelo papel da comunicação no bem-estar e na realização pessoal.
Durante 25 anos trabalhou com muitas equipes de trabalho na área das vendas e do marketing, tendo ocupado cargos de chefia em organizações multinacionais. Os seus talentos na área da comunicação levaram-na a especializar-se na formação e desenvolvimento pessoal relativamente à transformação de mentalidades e atitudes.
É autora de três livros “A Fonte do Sucesso”, “A Verdade sobre ti” e “Manual de apoio ao estudo do Curso em Milagres”  e de dois cds falados: “A Fonte do Sucesso” e “Goste de si”.

Métodos e técnicas

Especializou-se em vários dos mais avançados métodos e técnicas de auto ajuda nos E.Unidos, desde a transformação quântica aos mais variados métodos de psicologia energética e inteligência emocional. Estes métodos, hoje, cada vez mais aceites pela comunidade científica e médica, são já utilizadas por muitos profissionais na área do coaching, das terapias alternativas e na medicina. Todos eles procuram facilitar o processo de desbloqueamento emocional e mental, de forma natural e inofensiva, que limitam as pessoas e as inibe de expressar o seu verdadeiro potencial e capacidades.

O Curso em Milagres

Desde 1980 que é estudante do Curso em Milagres e hoje é facilitadora de grupos de estudo, seminários e workshops que visam divulgar e desenvolver os ensinamentos do Curso em Milagres.. Os seminários e workshops são agendados mensalmente e todos eles visam o desenvolvimento do potencial pessoal, a mudança de atitudes e paradigmas de pensamento e comportamento.

www.cursoemmilagres.com
e-mail: icisneiros@netcabo.pt
www.universidadedosucesso.net

Blog: www.unisucesso.blogspot.com

Local: Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA, Campo Pequeno, Lisboa
Telefone: 96 612 5154

 


A Universidade do Sucesso – Programas de Desenvolvimento Pessoal

Através deste programas todos os conhecimentos são integrados num conjunto de actividades que visam ajudar a expandir o enorme potencial de cada pessoa. Integram a parte espiritual e científica, de forma a permitir que a visão dos participantes se integre e consolide de forma estável e equilibrada.
Os cursos e os workshops têm uma vertente essencialmente prática. Os participantes aprendem como se ajudar, através de métodos naturais e simples que aplicam a si mesmos. Para mais informação consulte o site da Universidade do sucesso

www.universidadedosucesso..net    (site em reconstrução)
e-mail: icisneiros@netcabo.pt
Blog: www.unisucesso.blogspot.com

Local: Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA, Campo Pequeno, Lisboa
Telefone: 96 612 5154

O Coaching

Especializou-se nos últimos anos na área do coaching pessoal e empresarial, levando para este trabalho uma perspectiva vanguardista do papel do facilitador na renovação das mentalidades como forma de expandir e melhorar o desempenho de cada pessoa ou organização.
É fundadora da Escola de Coaching onde desenvolve programas de coaching para crianças, jovens, professores, pais e séniors, bem como para empresas e organizações várias, de acordo com as suas necessidades.

www.escoladecoaching.com (Site em reconstrução)
e-mail: icisneiros@netcabo.pt

Local: Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA, Campo Pequeno, Lisboa
Telefone: 96 612 5154

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.