Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Zen

Yoga Sivananda/ Vedanta 6

 

 
Isabel Serrano continua a explicar-nos os princípios do Yoga Sivananda ou Yoga Vedanta. Nesta 6ª parte da sua entrevista, Isabel fala-nos sobre o princípio do relaxamento adequado – o savasana. Este princípio desde que usado regularmente irá inclusive proporcionar o rejuvenescimento do sistema nervoso.
 
Importante na nossa vida diária é a possibilidade de utilização do relaxamento não só durante as aulas mas a qualquer momento que seja necessário estabelecermos um maior equilíbrio na nossa mente e corpo.
 
Os ensinamentos de Sivananda foram transmitidos ao mundo pelo seu discípulo Swami Vishnu-Devananda.
 
Podemos considerar que os seus ensinamentos de baseiam-se em 6 palavras :
 
SERVE, AMA, DÁ, PURIFICA-TE , MEDITA, REALIZA-TE
 
Bem, no que diz respeito a minha experiência pessoal, ao ler estas palavras no Ashram de Sivananda em Rishkesh, na Índia, as considerei, ou melhor, as traduzi como uma fórmula para realmente conseguirmos atingir algo de maior, algo de superior que existe dentro de nós.
 
 
O SERVE não traduzo como um altruísmo falso, e muito menos servil, mas como sinónimo de serviço, de fazer mais por nós e consequentemente para os outros,
 
O AMA aqui no incondicional , considero como sendo de carinho e respeito pelo outro, pela diferença e até pelo desamor de que somos tantas vezes alvo. E, mesmo no campo do amor romântico, que ele seja verdadeiro e vivido em pleno, apesar da sua condicionalidade.
 
O DÁ passa pela nossa capacidade de compartilhar, de dar não o material mas a atenção, o carinho, o respeito. Já pensou que um simples sorriso pode reconfortar, acalentar, enfim trazer luz a alguém obscurecido?
 
Purifica-te… Que tal rendermo-nos ao que de mais bonito trazemos dentro de nós? Seja a criança interior, seja lá o que quisermos chamar, mas há algo de muito puro dentro de nós que muitas vezes perdemos no caminho, que muitas vezes escondemos para não sermos considerados parvos… Sermos puros não é de certeza sermos bonzinhos e caminharmos em direcção a um hipotético céu, mas sim não criarmos carapaças e couraças, muros e abismos dentro de nós, não só para nos defendermos dos outros mas de nós mesmos.
 
MEDITA… não só através da clássica meditação, que sem dúvida nenhuma é uma das melhores coisas que podemos fazer para corpo, mente e espírito. Mas o meditar passa também por pensar, por interiorizar para poder exteriorizar. Passa sobretudo por fazer o exercício de aprender a viver de dentro para fora e não de fora para dentro,, sendo literalmente trucidados por uma vida maluca, num tempo maluco de gente doida (com desprimor para os patologicamente doidos serem comparados aos doidos por opção!)
 
Aí sim, depois dos 5 passos anteriores: REALIZA-TE !
 
REALIZA-TE PLENAMENTE E CUMPRE O TEU DESTINO OU MELHOR O DESTINO QUE ESCOLHESTE E PELO QUAL ÉS RESPONSÁVEL.
 
 
Não sei se foi assim que o Mestre ensinou, mas sei que foi assim que me tocou, naquele dia tão especial, naquele Templo em Rishikesh.
 
Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt
 
A Entrevistada:
 
Isabel Serrano, nascida em Lisboa a 21 de Abril de 1968

Aos 10 anos (em 1978) de idade vai viver para Espanha na zona de Barcelona onde começa a praticar Yoga aos 18 anos numa escola de Hatha Yoga e Rebirthing.

Aos 21 anos (em 1989) volta para Portugal iniciando em Lisboa a prática de Svásthya Yoga
 
Em  1992 inicia curso de 4 anos para instrutor de Yoga na escola de Svásthya yoga, grau que conclui em 1996

Em 1998 realiza 1 semana de formação de Yoga com o Centro Sivananda de Madrid.

Em 1999, 2000 e 2001 formações diversas na área do Yoga em Londres , Madrid , Austria através dos Centros Internacionais de Yoga Sivananda Vedanta.

Em 2002 realiza em Espanha TTC (teachears training course) formação intensiva de 560h dada pela organização Sivananda.

Em Maio de 2003 realiza ATTC (advanced teachears training course) formação intensiva de 560h no Centro internacinal Sivananda do Tirol (Austria)

Após conclusão do ATTC realiza estágio intensivo de 6 meses nos centros Sivananda da Europa e participa como professora nos TTC's europeus de Agosto e Setembro de 2003.

Em 2004 abre em Lisboa um Centro de Yoga Sivananda afiliado. Participa como formadora e tradutora nos TTC de Espanha e Austria.

Em 2005 organiza diversos cursos e encontros de Yoga a nivel nacional através do Centro Sivananda de Lisboa e participa como formadora nos cursos internacionais da Espanha e Austria.

Em 2006 realiza estágio e formação avançada em Yoga no Canada obtendo o título de Yoga Acharya (Mestre em Yoga).

Em 2007 participa como formadora no curso internacional Sivananda no Canada e realiza nova formação avançada de 560h de prática intensiva.

Formações complementares:

Curso de ásanas avançados
Curso em Yoga e stress
Curso de Sanscrito
Curso de Raja Yoga e Meditação
 
Contactos:
 
Isabel Serrano
Om Shanti     Centro de Yoga Sivananda Vedanta   Rua José Carlos dos Santos, 12 - 1º  1700-257 Lisboa   Contactos: 21 797 14 31/ 96 183 90 90
 
www.sivananda.org
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.