Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAPO Zen

“A vida é aquilo que acontece..."

 

“A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro.” John Lennon
 
 
Fazer planos é bom. Sonhar é excelente! Mas, quantas vezes escondemo-nos no futuro? Deixamos e colocamos todas as nossas hipóteses no futuro, como se não houvesse o hoje.
 
Enquanto somos crianças pensamos que tudo será tudo quando formos adultos, ou pelo menos adolescentes. Ao chegarmos a adolescência achamos que como adultos é que estaremos bem, sem pai e mãe para buzinar nos nossos ouvidos, professores a darem aulas que parecem não nos irão ajudar em nada, sem a namorada que preferiu outro com menos borbulhas e sem aparelhos nos dentes.
                  
Em adultos, vamos adiando as nossas perspectivas de felicidade enquanto fazemos planos para ter um carro melhor, uma casa maior,  um emprego mais bem remunerado etc…
 
Mas até que ponto esta eterna espera dos dias melhores que virão, dos projectos que iremos realizar nos impedem de estarmos a 100% com o que temos no presente? Será isso prova de que somos eternos insatisfeitos ou que andamos todos é muito distraídos? Distraídos da verdade e da realidade que muitas vezes é bem mais bonita do que um projecto futuro, e deixamos passar ao lado.
 
Sonhar sim, projectar o mais possível, mas nunca esquecer de saborear o presente e sorvê-lo intensa e inteiramente. Se não está a ser tão bom, que tal aprender alguma coisa? Se está a ser excelente que tal apreender o máximo?
 
É um lugar comum dizermos que a vida passa tão rápido, que o amanhã é já ali. Mas o ali está lá e nós aqui. E é aqui que temos que ser felizes e que temos a certeza de que chegamos. O resto … lá se sabe se chegará, e o que chegar que seja lucro, principalmente porque não nos esquecemos de viver o presente.
 
Planos sim e muitos. Sonhar o mais possível… mas sempre com a consciência de que o presente é o mais importante, pois no agora é que a vida se dá. E é agora que nos temos que dar a ela.
 
Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt