Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Zen

Reiki Tradicional - parte 2

 

Hoje apresentamos no Sapo Zen a 2ª parte da entrevista sobre Reiki Tradicional feita a Mestre de Karuna Reiki Fernanda de Sousa.

 

Depois de na 1º parte termos falado sobre o que é o Reiki, os diversos tipos que existem e a sua função principal

 

Neste programa falamos sobretudo sobre como se aprende Reiki .

 

A aprendizagem do Reiki ou iniciação é feita em “cursos” com a duração de 1 dia e é dividida em 4 Níveis.

 

No Nível I os iniciantes são sintonizados com a energia vital. Este contacto inicial permitirá como que uma abertura e limpeza dos canais  por onde circulará a energia. Os seus chakras  serão equilibrados e aprenderá as técnicas básicas como a posição das mãos para os tratamentos de auto-reiki. Neste nível não se recebe nenhum dos símbolos utilizados no Reiki e este deve ser usado apenas a nivel pessoal e em pessoas que nos sejam muito próximas. Qualquer pessoa está apta a ser iniciada no 1º Nivel, não sendo exigido nenhum pré-requisito.

 

No NívelI , os alunos receberão uma nova sintonização de energia e aprendem os 3 primeiros símbolos para trabalhar a energia Aí então já estarão aptos a tratar de outras pessoas , enviar Reiki à distância.

 

No Nível III-A , mais uma sintonização e recebem mais um símbolo, aprendem novas técnicas de Meditação Reiki e a grelha de cristais. Este nível é a altura em que o aluno prepara-se para ser Mestre.

 

O Nível III-B  é o Mestrado. Aqui os iniciados recebem a Sintonização de Mestre de Reiki e só então ficam aptos a iniciar novos reikianos.

 

 

Hoje em dia é crescente o número de Reikianos. No entanto, acho muito importante que se saiba e que se respeite o tempo necessário entre cada uma das iniciações. Assusta-me a banalização que a mim cheira mais é a comercialização. Já vi casos que eu chamo de iniciações instantâneas como as sopas de pacote!!! Já ouvi dizer que os 4 Níveis foram feitos em apenas um fim de semana. Bem , para mim isso é uma verdadeira loucura uma anedota mal contada! E penso que nem é dificil de analisar o porque mesmo para aqueles que não percebem nada de Reiki. Pois bem, utilizemos então a comparação com quem comece a praticar musculação. Acha que em 2 dias um iniciante conseguirá lidar com todos os aparelhos e levantar o peso máximo?

 

No Reiki acontece o mesmo: è preciso deixar que aquela nova energia sintonizada “assente”, É necessário praticar durante algum tempo, fazer Auto- Reiki diariamente, posteriormente dar Reiki a outras pessoas e até mesmo receber Reiki de outra pessoa regularmente.

 

Vejam lá Reiki é coisa séria e deve ser assumido como um compromisso com a verdade e a pureza que encerra.  Assim  é muito importante que sejam respeitados os prazos entre as iniciações que deverão ser de :

 

-         6 meses entre o 1º e 2º Nível

-         mínimo de 1 ano entre o 2º e 3º

-         1 ano ou mais entre o 3º e o Mestrado

-         mínimo de 8 meses para começar a ensinar.

 

De resto a quem for iniciado neste maravilhoso mundo do Reiki  sugiro que pratique , pratique, pratique pois quanto mais praticamos mais teremos os nossos canais abertos e maiores serão as nossas capacidades. Os nossos canais ficarão mais livres e mais “limpos” e apesar de que a energia que transmitimos no Reiki não é a nossa própria, se estivermos mais limpos melhor será a “qualidade” da energia que transmitiremos – aliás essa é uma discussão que tenho tido constantemente com a Fernanda, minha Mestre de Reiki e hoje entrevistada. Da última vez acho que a deixei pensativa quando  argumentei que quando fazemos café de saco , o saco é apenas o lugar por onde a água passa para misturar-se ao pó de café. Mas por melhor que seja o café, por mais pura que seja a água , se o coador estiver sujo ou roto o café não ficará bom, e se calhar nem chegará ao bule!

 

E você o que acha?

 

Heloisa Miranda

sapozen@sapo.pt

 

 

A entrevistada:

 

Fernanda Sousa é Mestre de Karuna Reiki e de Reiki Tradicional, tem um percurso de vida bastante interessante pois optou por dar uma volta de 180 Graus na sua vida. Com uma carreira profissional de sucesso a trabalhar para grandes empresas multinacionais, num momento que à partida parecia ser bastante limitativo descobre o Reiki e consegue ter coragem para dar um novo rumo à sua vida e assumir uma nova postura. Começa então a desenvolver-se no Reiki ao mesmo tempo que se dedica ao estudo de várias outras actividades ligadas a Espiritualidade.

Da minha parte só posso dizer: ainda bem Fernanda! Obrigada por ter tido a coragem de mudar!

 

 

Contactos

 

Fernanda Sousa
Telefone: 962 556 898
 E-mail: templodecura@sapo.pt ou mariafernandasousa@hotmail.com


Blog: Templo de Cura

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.